Pequenos papagaios de papel

iStock_000023931782_Large3

Quando finalmente acabamos a forma de losango, colamos o papel para fazer a superfície, pomos uma cauda bonita e atamos-lhe um fio, sabemos que o nosso papagaio de papel esta pronto para voar.

Tudo o que precisamos é um bom vento, correr e ver o nosso papagaio a voar no céu.

A alegria e excitação junto com o sentimento de conseguir realizar algo que vejo na cara de uma criança na primeira vez que segura no fio do papagaio, Gostava de poder ver vê-lo na cara de todas as crianças.

Tenho conhecido e trabalhado com crianças que vem de diferentes países, de circunstancias familiares diferentes, idades diferentes, comportamentos diferentes e maneiras de se expressar diferentes, contudo descobri que todos eles tinham uma coisa em comum, todos eles tem uma excelente capacidade de me lerem, eles leram gentileza, eles aceitaram e receberam a bem e deixaram-me saber que a receberam bem. Tudo isto acontece sem dizerem uma palavra.

Depois de saber que me receberam bem. Eu ajudo os a expressarem as suas ideias e pensamentos em papel, escrevendo ou desenhando algo, mas tal como escrever para uns é difícil, para outros por linhas num papel é igualmente difícil. Eu continuei a tentar com eles, umas vezes mostrando como se desenha uma simples linha, levando os numa visita guiada para verem os desenhos ou pinturas de outras crianças, ou algumas vezes dando lhes espaço e fingir que não estou a olhar para os papeis deles. Quando eles conseguem criar as suas primeiras linhas, eu dou lhes os parabéns e dou-lhes uma recompensa, porque não é só sobre umas linhas, mas sim, que eles arranjaram coragem para fazerem a estrutura em forma de diamante.

Leva tempo e paciência, mas é gratificante vê-los a tentar por as suas ideias no papel.

Descobri que isto ajuda a acalmar um grupo de crianças numa sala de aulas ou numa biblioteca, antes de começarem as suas lições, mas tive de aprender que não posso ser muito previsível no que sugiro para eles desenharem, tem de ser um pequeno desafio para eles se sentirem excitados em atingir as minhas expectativas.

Eu fui clara e ainda sou com as crianças com que trabalho atualmente, incluindo as minhas, que sei que elas vão fazer o melhor que conseguirem e confio que eles vão tentar, até atingirem um patamar onde conseguiram expressar o que tiverem na sua mente tanto no papel como em palavras.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.