Comunicação

asian father and son making a deal

“Pensaste em explicar-lhe o porque?” Perguntei a uma mãe que estava a partilhar comigo, que o seu filho de 10 anos de idade não lhe dá ouvidos quando ela lhe diz para não por uma certa toalha no balde da roupa suja depois de a usar, mas sim em cima da maquina de lavar. Ela estava frustrada porque o filho simplesmente não lhe dá ouvidos e ela pensa que ele faz de propósito para a aborrecer.

Ela tem uma boa razão, mas o filho nunca a soube, por isso ele automaticamente põem a toalha automaticamente no cesto da roupa suja. Depois de explicar a sua razão ele começou a por a toalha onde a mãe prefere.

É quase impossível passar um dia sem usar um modo de comunicação.

Comunicação é troca de informação entre duas ou mais pessoas, estas mensagens que são trocadas a todo o momento são diferentes, podem ser factos, ideias, opiniões, crenças, atitudes e emoções.

A habilidade de comunicar, a escolha do método de comunicação e o propósito da comunicação contribui muito para a perceção clara da mensagem. Também a resposta de quem recebe a nossa mensagem mostra se a comunicação foi feita com sucesso ou não.

 

Comunicação pode ser verbal ou não verbal. A verbal usa sons e palavras para uma pessoa se expressar enquanto a não verbal usa símbolos, gestos, expressões corporais e sons não linguísticos.

Agora a questão, que tipo de comunicação usamos normalmente?

Quando temos a habilidade de falar a língua em que é feita a comunicação, a comunicação verbal parece ser a mais fácil, contudo os sinais não verbais podem ajudar a passar a informação.

Devemos ter em atenção que estes mesmo sinais nem sempre são percetíveis pelos recetores da mensagem, dado que os significados podem mudar consoante as pessoas e situações.

É por isto que as respostas são muito importantes, podem mostrar se a nossa mensagem passou bem, mal ou não como queríamos que passa-se, permitindo que possamos explicar melhor a mensagem de modo a que fique clara ou mesmo que as outras partes da comunicação possam pedir esclarecimentos.

Mas, porque comunicamos?

Maioritariamente pelas seguintes razões:

 

  1. Comunicar é uma necessidade humana básica, é considerado desumano privar uma pessoa de comunicar, durante um período alargado.
  2. Influenciar uma mudança, num caso de compra de uma casa ou carro.
  3. Para dar ou receber informação, como quando se está na escola a aprender, ou a pedir instruções.
  4. Para começar e manter relações, tanto de trabalho, como com amigos ou família.

 

Assim, quando começamos o processo de comunicar, devemos manter em mente o objetivo, se estas a receber a informação, certifica-te que percebes o propósito da mensagem que te é transmitida, procura dar e receber uma resposta, se não conseguires a mensagem, quer seja verbal ou não verbal de maneira aceitável, pede que te expliquem outra vez.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.